Malária – Mapa Mental

Representação visual do ciclo de vida do parasita da malária, com foco na interação entre mosquito e células sanguíneas.
Representação visual do ciclo de vida do parasita da malária, com foco na interação entre mosquito e células sanguíneas.

Fluxograma – Ciclo da malária

Existem cinco espécies de plasmódio capazes de infectar o homem: (1) Plasmodium vivax; (2) Plasmodium falciparum; (3) Plasmodium malariae; (4) Plasmodium ovale (restrito à África); e (5) Plasmodium knowlesi (restrito ao sudeste asiático, onde apresenta ciclo silvestre em macacos, sendo o homem um hospedeiro acidental). Destes, o P. falciparum é o responsável pelas formas graves de malária, que provocam cerca de 660 mil mortes por ano no mundo. O plasmódio é um protozoário da classe dos esporozoários (Sporozoea), que se caracteriza por ser aflagelado e se reproduzir de duas formas em seu ciclo evolutivo: forma assexuada (esquizogonia), quando no hospedeiro definitivo (homem), e forma sexuada (esporogonia), quando no hospedeiro intermediário (mosquito). Confira abaixo o ciclo biológico da malária.

Artigos Relacionados

Microscópio com lâmina contendo o Trypanosoma cruzi em diferentes estágios de seu ciclo de vida.

Doença de Chagas

Introdução O Trypanosoma cruzi é um protozoário agente etiológico da doença de Chagas (tripanossomiase americana, ou esquizotripanose) que constitui uma antroponose frequente nas Américas, principalmente

Representação do ciclo de vida do Schistosoma mansoni com foco no caramujo como hospedeiro intermediário.

Esquistossomose

Espécies As espécies do gênero Schistosoma, que têm importância epidemiológica em medicina humana, são: S. haematobium: Agente de esquistossomose vesical ou hematúria do Egito, África

Ilustração do ciclo de vida da tênia, com foco no verme parasita em um ambiente abstrato.

Teníase

Morfologia Verme adulto: A T. saginata e T. solium apresentam corpo achatado, dorsoventralmente em forma de fita, dividido em escólex ou cabeça, colo ou pescoço

Representação visual do ciclo de vida da ameba, com foco no processo de transformação do cisto em trofozoíto e vice-versa.

Amebíase – Mapa Mental

Ciclo da Amebíase Várias espécies de ameba podem ser encontradas no homem: Entamoeba histolytica, E. hartmanni, E. dispar; Entamoeba coli; Endolimax nana; Iodamoeba butschlii. De

Representação visual do ciclo de vida do parasita Giardia lamblia

Giardíase – Mapa Mental

CICLO DA GIARDÍASE Giardíase é uma infecção no intestino delgado causada pelo protozoário Giardia duodenalis. Nos países em desenvolvimento, a giardíase é uma das causas mais comuns de

Últimos Artigos

Um pulmão inflado simbolizando a primeira respiração, com um cordão umbilical estilizado se desfazendo em segundo plano e veias e artérias em transição de azul para vermelho.

Fisiologia da Transição Neonatal e Circulação

Explore a fisiologia da transição neonatal e da circulação: as adaptações cardiorrespiratórias essenciais, desde a primeira respiração até os benefícios do clampeamento tardio do cordão umbilical.

Um cronômetro marcando o tempo ideal para o clampeamento do cordão umbilical, com o cordão umbilical em espiral ao redor.

Clampeamento Oportuno do Cordão Umbilical

O clampeamento oportuno do cordão umbilical é uma prática baseada em evidências que otimiza a saúde neonatal. Entenda como adiar o clampeamento beneficia recém-nascidos a termo e prematuros, melhorando reservas de ferro e reduzindo riscos. Saiba mais sobre esta importante intervenção.

Ilustração de um cordão umbilical com um clamp cirúrgico em um cenário de emergência médica.

Clampeamento Imediato do Cordão Umbilical

Explore as indicações essenciais para o clampeamento imediato do cordão umbilical e compreenda as situações críticas em obstetrícia onde esta intervenção rápida é vital para a segurança materno-fetal.