Ilustração de uma árvore brônquica estilizada, com raízes profundas e galhos que se assemelham a tubos, representando o sistema respiratório e a tosse.
Ilustração de uma árvore brônquica estilizada, com raízes profundas e galhos que se assemelham a tubos, representando o sistema respiratório e a tosse.

Semiologia da tosse

A tosse é um reflexo de proteção do aparelho respiratório, como consequência de um processo irritativo. É um processo benéfico que impede a entrada de germes, secreção, alimentos ou corpos estranho na via aérea. Conheça a semiologia da tosse e as perguntas frequentes em uma anamnese para ter um melhor diagnóstico.

Duração

  • Se persistir por até 3 semanas é considerada aguda.
  • De 3 a 8 semanas é considerada subaguda.
  • Acima de 8 semanas é considerada tosse crônica.

Tonalidade

  • Tosse rouca: é a própria das laringites crônicas (causadas geralmente por infecções por fungos), nos processos ulcerosos das cordas vocais (câncer, tuberculose, sífilis). Fumantes também
  • Tosse bitonal: deve-se a paresia ou paralisia de uma das cordas vocais, que pode significar comprometimento do nervo laríngeo inferior (recorrente), situado à esquerda no mediastino médio inferior.

Intensidade

  • Tosse quintosa: surgir em acessos, geralmente de madrugada, com intervalos curtos de acalmia, acompanhada de vômitos e sensação de asfixia .
  • Tosse síncope: após crise intensa resulta em perda de consciência.
  • Tosse reprimida: aquela que o paciente evita em razão da dor (torácica ou abdominal) que ela provoca.
  • Tosse psicogênica:  relacionada a emoção, como exemplo pessoas que começam a tossir quando estão nervosas.

Expectoração

  • Tosse seca: ocorre sem que haja matéria estranha para expelir da árvore brônquica ou quando, embora havendo secreção, esse se mantém com dificuldade de ser removível.
  • Tosse produtiva: tosse seguida de expectoração de substâncias anormais como muco, sangue e pus.

 

OBSERVAÇÃO: Expectoração -> é consequência da tosse produtiva e deve ser avaliado o volume, cor, odor, transparência e consistência

Informativo das nossas redes sociais

Instagram: _resumosmedicina_





Artigos Relacionados

Um cérebro estilizado com conexões neurais brilhantes, representando a complexidade do exame neurológico.

Exame Neurológico

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO CORTICAL SUPERIOR FUNÇÃO COGNITIVA   Nível de consciência: Alerta # Sonolento # Obnubilado # Torporoso # Coma Orientação # Tempo # Espaço

Estetoscópio posicionado sobre um abdômen estilizado, com detalhes anatômicos sutis.

Semiologia do Abdome

Inspeção estática Analisa-se: coloração, lesões elementares, circulação venosa colateral superficial, presença de estrias (prateadas antigas são normais), manchas hemorrágicas e a distribuição dos pelos. Simetria:

Um mapa anatômico estilizado com pontos pulsantes de dor em locais específicos.

Decálogo da Dor

Decálogo da dor Segundo a International Association for the Study of Pain,a dor é definida como “uma experiência emocional e sensorial desagradável associada a uma lesão

Um termômetro de mercúrio com a coluna vermelha subindo em direção a altas temperaturas, com chamas estilizadas ao fundo.

Semiologia da Febre

Febre Febre significa temperatura corporal acima da faixa da normalidade. Pode ser causada por transtornos no próprio cérebro ou por substâncias tóxicas que influenciam os

Últimos Artigos

Um pulmão inflado simbolizando a primeira respiração, com um cordão umbilical estilizado se desfazendo em segundo plano e veias e artérias em transição de azul para vermelho.

Fisiologia da Transição Neonatal e Circulação

Explore a fisiologia da transição neonatal e da circulação: as adaptações cardiorrespiratórias essenciais, desde a primeira respiração até os benefícios do clampeamento tardio do cordão umbilical.

Um cronômetro marcando o tempo ideal para o clampeamento do cordão umbilical, com o cordão umbilical em espiral ao redor.

Clampeamento Oportuno do Cordão Umbilical

O clampeamento oportuno do cordão umbilical é uma prática baseada em evidências que otimiza a saúde neonatal. Entenda como adiar o clampeamento beneficia recém-nascidos a termo e prematuros, melhorando reservas de ferro e reduzindo riscos. Saiba mais sobre esta importante intervenção.

Ilustração de um cordão umbilical com um clamp cirúrgico em um cenário de emergência médica.

Clampeamento Imediato do Cordão Umbilical

Explore as indicações essenciais para o clampeamento imediato do cordão umbilical e compreenda as situações críticas em obstetrícia onde esta intervenção rápida é vital para a segurança materno-fetal.