Como Fazer um Bom Resumo de Medicina

Livro aberto com marcadores coloridos, lápis de cor e um gráfico representando a curva do esquecimento.
Livro aberto com marcadores coloridos, lápis de cor e um gráfico representando a curva do esquecimento.

Como começar a fazer resumos

Para começar a fazer um resumo de medicina é necessário escolher um assunto dentro de uma disciplina. Defina o título do resumo e, antes de começar a escrever, leia/estude com bastante atenção o tema. Selecione os principais tópicos que serão abordados e organize as ideias.

Embora haja possibilidade de fazer um resumo reduzindo o conteúdo do livro, acreditamos que escrever com suas palavras o que você entendeu de cada tópico é uma forma bastante eficiente de reter por mais tempo as informações e relembrar o conteúdo em uma próxima revisão.

Utilizando cores e Imagens em seus resumos de medicina

Dentro da graduação de medicina, sabemos que o conteúdo é bastante extenso, a quantidade de informações é gigantesca então, como forma de facilitar a memorização, podemos utilizar artifícios como cores e imagens.

Em relação as cores, existem estudos que indicam que o cérebro é capaz de associar cores a emoções e fatos e desencadear sensações. Para aproveitar esse recurso, podemos definir uma cor para cada tópico (color code). Exemplo: conceitos, definições, exemplos, datas e nomes importantes. Desta forma, conseguimos destacar tópicos indispensáveis e induzir o nosso cérebro a fazer associações. Ao ver determinada cor no resumo, automaticamente o cérebro irá nos remeter a lembrar qual tópico está sendo abordado. Desta forma, nenhum item relevante passará despercebido

As imagens também servem como pistas visuais. Algumas pessoas conseguem memorizar com mais facilidade determinada informação quando ela vem associada a imagens. Além disso, as imagens ajudam a ilustrar e facilitam o entendimento, uma vez que através delas podemos entender ou pelo menos ter uma ideia de como um determinado processo ocorre. Use e abuse das imagens.

referências para elaboração dos resumos

Para produzir um resumo o ideal é que a fonte utilizada sejam artigos científicos, periódicos de saúde e livros, de preferência os que os professores indicam como referência. Os apontamentos e slides de aulas devem ser utilizados apenas como um roteiro, como um suporte para a confecção dos seus resumos. Outros resumos, mapas mentais, infográficos também podem ser utilizados com o objetivo de complementar sua produção textual.

O que não pode faltar no seu resumo

Além das cores e imagens já citadas acima, é interessante que o seu resumo contenha uma sequência lógica, com títulos, subtítulos, conceitos e definições concisas, além de artifícios que facilitem o entendimento do conteúdo abordado. Mapas mentais, tabelas, e esquemas também são bem vindos. Por último, mas não menos importante, a bibliografia. Citar as fontes das imagens e dos textos as quais você utilizou como base para produzir o seu resumo é indispensável.

Modelos de resumos

Existem alguns tipos de modelos que podem facilitar os estudos e a escolha dele é muito pessoal. Entre os modelos, encontramos: Mapas mentais, infográficos, flashcards por perguntas, método Cornell e o tradicional resumo corrido. Este ultimo pode ser digitado ou escrito a mão. Para ajudar a você diferenciar cada um deles, separamos aqui alguns conceitos:

  • Mapas mentais: Não é necessariamente um resumo tradicional, mas pode ser usado para definir o assunto central e seus desdobramentos de forma criativa. No centro da folha coloque o assunto principal – deve ser bem segmentado e definido. Ao redor, defina outros temas que estão relacionados a ele.
  • Fichamento: O fichamento é um resumo com as principais ideias apresentadas no texto, tópicos relevantes, marcados por páginas, para facilitar a consulta do material original, caso precise.
  • Método Cornell: O método Cornell é um modelo de resumo muito eficiente e muito comum fora do Brasil, mas cada vez mais tem atraído os concurseiros. São fichas com três partes – ideias principais, anotações gerais resumidas e possíveis perguntas ou referências. Este método permite não apenas resumir de textos originais, mas de aulas e vídeos, por exemplo.
  • Flashcards por perguntas:  são cada vez mais comuns e servem para resumir. São cartões em que em um dos lados há uma pergunta ou palavra-chave (sobre determinado assunto estudado). Do outro, há o conceito ou um resumo de poucas linhas. Eles servem também para revisar
  • Infográficos: Infográfico é umconteúdo que une informações verbais e visuais, transmitindo conceitos de forma mais rápida e fácil, garantindo maior entendimento ao leitor. As infografias costumam contem ilustrações, gráficos, sons, GIFs e outros tipos de mídia
  • Resumo corrido: É a seleção das principais ideias de um texto, as quais serão reescritas sob o ponto de vista do autor.

 

Escolha o método que mais se adequa à sua maneira e estudar e comece a produzir!

será que fazer resumos funciona para mim?

A resposta é: não necessariamente. Para utilizar resumos como forma de estudo é necessário conhecer seu estilo de aprendizagem. Só depois disso é possível saber se fazer resumos vai ou não funcionar para você. Além disso, algumas pessoas preferem utilizar outros métodos de estudo como vídeos aulas, mnemônicos, escutar áudio de aulas gravadas, pois acreditam que aprendem mais ouvindo entre outros. Outro fator importante a ser levado em consideração é o poder de síntese de cada pessoa. Não podemos esquecer que resumos são um compilado de informações sucintas dos tópicos mais importantes.

Vantagens X desvantagens de fazer resumos

A vantagem de produzir resumos é a possibilidade de utiliza-los como estratégia para relembrar o conteúdo de forma mais rápida e com mais frequência, já que resumos é o conjunto de informações suscintas. Desta forma, é possível estar sempre relembrando o conteúdo, fazendo uma revisão rápida e ter o assunto sempre reavivado na memória. Porém, como tudo na vida, fazer resumos também tem desvantagens. Entre elas podemos citar: tempo que será dedicado a leitura do assunto antes de começar a produzir o resumo, o tempo dedicado a sintetizar e escrever/digitar todo o conteúdo.

A importância das Revisões

Revisões periódicas são indispensáveis para um bom aprendizado.

Naturalmente, esquecemos aproximadamente 50% do que aprendemos em um dia de estudo e, se não houver revisões em dias posteriores, a tendência é que esse percentual aumente a cada dia. Um estudo desenvolvido pelo psicólogo alemão Herman Ebbinghaus demonstra que apesar de o nosso cérebro armazenar uma informação recém adquirida, a medida em que não revisamos o conteúdo, essas informações vão se perdendo. Ele denominou o efeito do tempo em relação a nossa memória de “Curva de esquecimento”.

curva de esquecimento

O gráfico demonstra que se a revisão for feita no dia seguinte após o estudo, nosso cérebro recupera o percentual perdido naturalmente quando terminamos de estudar. Isso contribui para que a informação recuperada fique retida por mais tempo na nossa memória e, caso nçao seja realizada uma nova revisão nos dias seguintes, o percentual de perda da informação, cai para aproximadamente 30 %. Porém sabemos que com a vida corrida de um estudante de medicina, não é possível revisar o mesmo material todos os dias. Desta forma, acreditamos que uma revisão razoável é possível ser feita no seguinte esquema:

1 º Revisão -> 24h após o estudo

2 º Revisão -> 7 dias após o estudo

3 º Revisão -> 30 dias após o estudo.

Caso haja necessidade e disponibilidade de tempo, essa revisão poderá ser feita novamente após 3 meses ou até mesmo na semana de provas.

Como podemos te ajudar

Como sabemos, nem todos os alunos tem tempo ou disposição para elaborar seus próprios resumos de medicina e foi por isso que nós desenvolvemos o site resumos medicina. Aqui  postamos resumos gratuitos dos mais diversos temas da área médica para que você possa se inspirar caso você tenha costume de produzir seus resumos ou até mesmo complementar seus estudos caso seus horários sejam apertados ou você não tenha o habito de produzir materiais para revisões.

No nosso blog você encontra o conteúdo separado por disciplina, sendo possível baixar em pdf para quando quiser revisar, enviar por email, ou whats.

Postamos frequentemente casos clínicos para te ajudar a desenvolver raciocínio clinico para pratica médica, infográficos, mapas mentais, além do resumo corrido completo e eficaz, capaz de te ajudar a ter melhores resultados na sua graduação. Esperamos que tenha gostado desse post e do nosso blog.

Confira nossas postagens.

Até mais…

Bibliografia

Modelos de resumos e curva de esquecimento:

  • https://rockcontent.com/blog/infografico/
  • https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/5-modelos-de-resumo-que-fazem-a-diferenca-nos-seus-estudos/
  • https://www.google.com.br/amp/s/www.estrategiaconcursos.com.br/blog/a-curva-do-esquecimento-e-a-capacidade-da-nossa-memoria/amp/

Artigos Relacionados

Uma casa em corte transversal, mostrando adaptações para segurança de idosos.

Prevenção de acidentes em idosos

Introdução Em adultos jovens, a principal causa de acidentes é por causas externas, principalmente violentas. Quedas representam um sério problema para as pessoas idosas e

Uma ampulheta com areia caindo, cercada por itens que representam foco e produtividade.

9 maneiras de melhorar o foco

Você não sabe como manter o foco? Dificilmente consegue terminar uma tarefa que começou ou se distrai facilmente? Calma, existem técnicas que podem te ajudar

Últimos Artigos

Um pulmão inflado simbolizando a primeira respiração, com um cordão umbilical estilizado se desfazendo em segundo plano e veias e artérias em transição de azul para vermelho.

Fisiologia da Transição Neonatal e Circulação

Explore a fisiologia da transição neonatal e da circulação: as adaptações cardiorrespiratórias essenciais, desde a primeira respiração até os benefícios do clampeamento tardio do cordão umbilical.

Um cronômetro marcando o tempo ideal para o clampeamento do cordão umbilical, com o cordão umbilical em espiral ao redor.

Clampeamento Oportuno do Cordão Umbilical

O clampeamento oportuno do cordão umbilical é uma prática baseada em evidências que otimiza a saúde neonatal. Entenda como adiar o clampeamento beneficia recém-nascidos a termo e prematuros, melhorando reservas de ferro e reduzindo riscos. Saiba mais sobre esta importante intervenção.

Ilustração de um cordão umbilical com um clamp cirúrgico em um cenário de emergência médica.

Clampeamento Imediato do Cordão Umbilical

Explore as indicações essenciais para o clampeamento imediato do cordão umbilical e compreenda as situações críticas em obstetrícia onde esta intervenção rápida é vital para a segurança materno-fetal.