9 maneiras de melhorar o foco

Uma ampulheta com areia caindo, cercada por itens que representam foco e produtividade.
Uma ampulheta com areia caindo, cercada por itens que representam foco e produtividade.

Você não sabe como manter o foco? Dificilmente consegue terminar uma tarefa que começou ou se distrai facilmente? Calma, existem técnicas que podem te ajudar a reverter essa situação. Ao final deste artigo você terá aprendido 9 maneiras de como aumentar seu foco e poderá por em prática hoje mesmo. 

1-Escolha um local para seus estudos-Trabalhos e mantenha-o sempre limpo e organizado

Para que sua concentração seja eficaz, é necessário que este ambiente esteja limpo e organizado. Eleja os matérias indispensáveis para este local e elimine qualquer outro que possa distraí-lo facilmente. Certifique-se de que não há ruídos externos que possam atrapalhar seu foco impedindo-o de se dedicar ao que realmente importa no momento. Se preocupe também com o seu conforto. Observe a temperatura do ambiente, a cadeira onde vai se sentar, a mesa onde vai estudar-trabalhar.

2-Faça uma lista de tarefas e estabeleça um prazo para cumpri-las

Coloque todas as suas tarefas no papel, de preferência por ordem de prioridades. As pessoas costumam se sentir mais estimuladas quando possuem objetivos claros e quando conseguem alcança-los.

Se possível, dê preferência por começar pelas tarefas que você julga mais difíceis ou importantes, vencendo estas tarefas a sensação de dever cumprido certamente te impulsionará a realizar as outras.

Outro fator importante é estipular um prazo máximo para realizar cada tarefa. Pode-se estipular o tempo em minutos, horas, dias, semanas etc.  o importante é esforça-se para cumprir o prazo estipulado. Não esqueça de equilibrar as tarefas, para isso pode-se dividir as mais difíceis em pequenas etapas. Ah, não esqueça de encarar as atividades mais fáceis como uma pequena recompensa

3-Faça pausas periódicas

Ao sentir-se cansado, pare um pouco, beba uma água, respire, relaxe. É importante não ultrapassar seus limites. Pequenas pausas contribuem para aumentar o foco e são essenciais para recarregar as energias.

4-Treine seu cérebro

Muitas pesquisas demonstram que somos capazes de treinar nosso cérebro. Ter pensamentos positivos contribui para aumentar nossas conexões cerebrais e possibilitam mudanças comportamentais na área frontoparietal do cérebro, onde ocorre o processamento da atenção.

Podemos também criar gatilhos mentais para eventuais desvios de atenção. Frases como: “Concentre-se”, “foco”, podem ajudar que recuperar o foco e prosseguir com o objetivo principal.

5-Escute músicas ou sons binaurais

Algumas músicas enquanto estuda-trabalha. Estudos confirmam que lgumas regiões do nosso cérebro, responsáveis por grandes emoções e concentração ficam mais ativas quando escutamos uma trilha sonora familiar.

Assim como a música, as ondas binaurais também contribuem para aumentar a concentração pois, elas funcionam como uma espécie de ilusão auditiva do cérebro. fazendo com que o lado direito e esquerdo do cérebro fique sincronizados.

6-Pratique meditação

Se concentre na sua respiração e esvazie a mente. Inspire e expire profundamente, o aumento de aporte de oxigênio estimula o cérebro e você terá mais facilidade de se concentrar e consequentemente manter seu foco. Hoje em dia existem muitas plataformas que disponibilizam meditações guiadas gratuitas, mas, você também pode buscar ajuda profissional caso não consiga fazer sozinho.

7-Pratique exercícios físicos

Dentre os muitos benefícios do exercício físico podemos destacar a melhora na concentração, na memória e na auto-estima. Esta ultima é indispensável para que possamos cumprir com êxito as nossas atividades afinal, se não estivermos bem conosco, dificilmente conseguiremos realizar bem alguma tarefa. Além disso, assim como na respiração profunda, a prática de exercícios físico possibilitam um aumento do aporte de oxigênio, propiciando uma melhor respiração celular o que favorece a nossa concentração.

8-Tenha momentos de lazer

Como não somos maquinas, necessitamos de momentos de lazer para nos distrairmos, espairecer e voltar com tudo para os estudos – trabalho. Aproveite o tempo para rever os amigos e estar em família

9-Procure ajuda profissional

Se ainda assim, você sente dificuldades em desenvolver seu foco, procure ajuda de um psicólogo, psicopedagogo entre outros. Com a ajuda desses profissionais você poder-a desenvolver outras ferramentas ou ainda colocar em prática essas que citamos aqui.

Existem muitos recursos nos dias atuais que podem facilitar essa tarefa… Coach, mentoria, meditação, etc. O importante é não desistir. Todos nós somos capazes de ser produtivo e de alcançarmos nossos objetivos.

Informativos das nossas redes sociais:

Instagram: @_resumosmedicina_

https://resumosmedicina.com.br/wp-content/uploads/2020/08/9passos-para-manter-o-foco.mp4#t=-1
9passos para manter o foco
Faça uma lista de tarefas e estipule prazo para realiza-las
Faça pausas periódicas resumos
como treinar o cérebro resumos
Escute musicas resumos
Pratique meditação resumos
pratique exercicios físicos
tenha momentos de lazer
procure ajuda profissional resumos

Bibliografia

PORTO, C. C. SEMIOLOGIA MÉDICA. 7 EDIÇÃO. 2014.

Artigos Relacionados

Uma casa em corte transversal, mostrando adaptações para segurança de idosos.

Prevenção de acidentes em idosos

Introdução Em adultos jovens, a principal causa de acidentes é por causas externas, principalmente violentas. Quedas representam um sério problema para as pessoas idosas e

Livro aberto com marcadores coloridos, lápis de cor e um gráfico representando a curva do esquecimento.

Como Fazer um Bom Resumo de Medicina

Como começar a fazer resumos Para começar a fazer um resumo de medicina é necessário escolher um assunto dentro de uma disciplina. Defina o título

Últimos Artigos

Um pulmão inflado simbolizando a primeira respiração, com um cordão umbilical estilizado se desfazendo em segundo plano e veias e artérias em transição de azul para vermelho.

Fisiologia da Transição Neonatal e Circulação

Explore a fisiologia da transição neonatal e da circulação: as adaptações cardiorrespiratórias essenciais, desde a primeira respiração até os benefícios do clampeamento tardio do cordão umbilical.

Um cronômetro marcando o tempo ideal para o clampeamento do cordão umbilical, com o cordão umbilical em espiral ao redor.

Clampeamento Oportuno do Cordão Umbilical

O clampeamento oportuno do cordão umbilical é uma prática baseada em evidências que otimiza a saúde neonatal. Entenda como adiar o clampeamento beneficia recém-nascidos a termo e prematuros, melhorando reservas de ferro e reduzindo riscos. Saiba mais sobre esta importante intervenção.

Ilustração de um cordão umbilical com um clamp cirúrgico em um cenário de emergência médica.

Clampeamento Imediato do Cordão Umbilical

Explore as indicações essenciais para o clampeamento imediato do cordão umbilical e compreenda as situações críticas em obstetrícia onde esta intervenção rápida é vital para a segurança materno-fetal.